Minha lista de blogs

terça-feira, 10 de maio de 2011

CONHEÇA O PROGRAMA ACELERA BRASIL



Aceleração de aprendizagem de alunos repetentes

Criado em 1997, o Programa Acelera Brasil introduz na rede educacional uma cultura de gestão eficaz, focada em resultados, e que combate os principais problemas do sistema de ensino: os baixos níveis de aprendizagem, a repetência e a distorção idade/série.

Hoje cerca de 12 milhões de crianças e jovens no país não freqüentam a série escolar correspondente a sua idade. O Acelera Brasil está ajudando a mudar essa realidade, gerando uma grande economia aos cofres públicos e dando a milhares de alunos a oportunidade de experimentar o que é seu direito: aprender e passar de ano.

O Programa é adotado como política pública em seis estados brasileiros - Goiás, Pernambuco, Tocantins, Paraíba, Sergipe e Mato Grosso – e já beneficiou, desde a sua implantação, 298.216 crianças em 319 municípios.

A melhor notícia é que o Acelera tem contribuído para diminuir a defasagem escolar. A média de aprovação nos estados em que o Programa é política pública fica em 93%.
Em Goiás, onde o Acelera está implementado há 9 anos, a aprovação é de 100%. Segundo o Pnad 2005, a média nacional de aprovação é de 78,70%.

Em Pernambuco, por exemplo, o Acelera acontece há 4 anos. Naquele Estado, o índice de abandono parou de crescer. Em 2006 ficou no patamar de 2,1% enquanto a evasão da 2ª a 4ª série do ensino regular brasileiro é três vezes maior (7,2%).

No Programa, os alunos lêem, em média, 45 livros ao ano, enquanto que os brasileiros lêem cerca de 2 livros anualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário