Minha lista de blogs

quarta-feira, 31 de julho de 2013

PROJETO INTERDISCIPLINAR: AS VOZES QUE MANDAM



Escola Municipal Dr. José Aribaldo de Carvalho
                                    Rua Pe. Ramiro Varela, s/n – Bairro Alto de São Sebastião

PROJETO: AS VOZES QUE MANDAM
PROJETO INTERDISCIPLINAR

 
AS IDEIAS SÃO A PROVA DE BALAS


JUSTIFICATIVA:

O envolvimento e participação do aluno em torno de discussões que envolvam temas atuais (marcantes, por sinal, na história de um país) são de grande relevância para o desenvolvimento da personalidade desse sujeito, tornando-o cidadão crítico, participativo e formador de ideia.
Assim, o ambiente escolar tem através da função educativo-construtiva, mostrar o relevante papel do sujeito enquanto ser construtor e transformador da história, dando-lhe prova de que para um futuro melhor a gerações sucessoras, se faz necessário um presente ativo, se inserido no processo de democracia e liberdade de escolha, para assim torná-los cientes e longe de atitudes de repressão não admissíveis em pleno século XXI.


OBJETIVO GERAL:

*      Despertar no aluno, dentro do processo ensino-aprendizagem, o senso crítico e participativo nos diversos espaços de escolha, difusão e crescimento do seu papel social em busca de uma democratização popular em qualquer ato.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*      Estudar e refletir sobre os movimentos de junho de 2013;
*      Valorizar com embasamento qualquer questionamento levantado pelo aluno;
*      Despertar e/ou aguçar o senso crítico e participativo do aluno;
*      Ressaltar a importância da democracia de um povo;
*      Adotar atitudes de solidariedade, tolerância, companheirismo, respeito e cooperação em atos diários;
*      Reportar aos direitos e deveres do cidadão em exercício de atos em prol de uma democracia.

DESENVOLVIMENTO:

*      Conversação;
*      Filmes;
*      Histórias;
*      Músicas;
*      Jogos;
*      Origem do movimento – A revolta do busão e outras denominações;
*      Álbum de imagens do movimento;
*      Pesquisas;
*      Mural com palavras chaves que simbolizam o movimento;
*      Zelo com: direito, dever e obrigação.

METODOLOGIA:
*      Adaptar filmes sobre o tema;
*      Trabalhar histórias em quadrinhos (construção), músicas, teatro (fantoche) e outros partindo do tema;
*      Discutir o desempenho/estratégias de cada movimento (Estados) em que o povo foi às ruas na busca de um país melhor, as diferenças e semelhanças;
*      Fazer mural (com fotos ou recortes), mostrando as diversas participações, ressaltando a importância do respeito, solidariedade e dignidade;
*      Trabalhar a infiltração dos oportunistas, baderneiros e ladrões que se infiltram no legítimo movimento social;
*      Trabalhar através do tema os conteúdos pertinentes as disciplinas.

CONTEÚDOS:
*      Português: leituras comparativas, sínteses, crítica, apartidário, antipartidário, ...
*      Matemática: preços das passagens, (adição, subtração, multiplicação e divisão)...
*      Geografia: espaço urbano...
*      História: versões, fontes, Marilena Chauí, críticas à grande mídia, liberdade, democracia, ditadura de 64, posições da imprensa, facismo...
*      Arte: explorar fotos, vídeos, cartazes, ...
*      Cultura: músicas, vestimentas, ...
*      Ens. Religioso: posição das igrejas...
*      Ciências:  bombas, spray pimenta... 

SUGESTÃO DE ATIVIDADES:
*      Releitura de filme (com textos, desenhos, redação);
*      Utilizar recortes e desenhos livres, partindo da história vivenciada hoje pelos brasileiros, com objetivo específico;
*      Trabalhar os diversos tipos de manifestação, através de revistas, mídia, jornais e outros (fortalecendo o conhecimento do mundo letrado e outros);
*      Pedir para os alunos que pesquisem a origem do manifesto (a legitimidade do movimento social);
*      Recorte de revistas ou fotos que retrate o movimento para montar um mural / mosaico / tapete do conhecimento / brincadeira educativa;
*      Partindo do tema, pedir para que as crianças tragam de casa, material para colar num painel de onde se fará outras atividades, ex.: uso da ortografia; quantidade de letras; etc.;
*      Trabalhar vários textos coletivos e/ou individuais a partir do subtema escolhido.

AVALIAÇÃO:
Através de registro diário, utilizando-se da participação, interesse e desenvolvimento de cada aluno, individual e coletivamente.








              Diante desta temática é que os alunos do 5° Ano A - Matutino, da professora Jocyanne, desenvolveram uma atividades de pesquisa com produção de cartaz, o grupo colocaria para os demais da turma o por que de focarem especificamente aquele subtema do movimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário