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domingo, 6 de março de 2011

PROJETO SEJAM BEM VINDOS A NOSSA ESCOLA

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO TOMÉ

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DO DESPORTO

ESCOLA MUNICIPAL Dr. JOSÉ ARIBALDO DE CARVALHO

Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos
Rua: Padre Ramiro Varela, s/n - Centro – São Tomé / RN.




Projeto Sejam Bem Vindos a Nossa Escola








Coordenação Pedagógica

José Alcivan da Silva
Suanny Maiza Bezerra Furtado
João Batista da Silva
Maria das Graças

Tempo: Duração/ 01 semana

APRESENTAÇÃO
O  “Projeto sejam bem vindos a nossa escola”  tem como um dos seus vários objetivos proporcionar  ao educando, como também ao professor a liberdade de dizer quem ele é, isso significa soma para o professor, pois é nesse momento que ele poderá identificar o comportamento, a família e do que a criança gosta de fazer.
Damos também ao aluno autonomia, pois em uma sala de aula nova, com pessoas que não conhecemos não há nada melhor do que falar de nós mesmos, isso traz para sala de aula um ambiente integrador e confiável, dá a criança o sentido de que a escola será sempre melhor se ela estivar nela.

Objetivo Geral:
Desenvolver a autonomia do aluno, oportunizando-o a vivência em um espaço acolhedor;

Objetivos específicos:
- Desenvolver a socialização e amizade no âmbito escolar;
- Integrar a criança ao ambiente escolar;
- Desenvolver atividades lúdicas que envolvam habilidades motoras, físicas e afetivas; dentre elas a pintura da fachada da escola;
-Promover a integração dos professores;

Atividades possíveis a serem aplicadas:
1º dia de aula:
ü     Receber todas as crianças com um belo sorriso, um mimo;
Iniciar o primeiro dia de aula com uma roda, nesse momento faça um questionário perguntando o nome, a idade, o que fizeram nas férias, quais os desenhos assistiram;
ü     Após a roda faça atividades manuais, fazer um crachá para cada criança e disponha sobre a mesa de cada uma delas, faça uma para o professor também, para mostrar que o professor não é tão diferente assim.
ü     Após isso faça atividades de pintura, peça para as crianças colocar no papel o que elas viram nas férias; bem como o que elas acham da escola e se elas fossem fazer um desenho que representasse a escola para elas, que desenho seria esse? E depois chame uma por uma para que elas digam o que foi feito. Coloque essas atividades visíveis na entrada da sala.
ü     Depois do intervalo faça a dinâmica do espelho:
Pegue uma caixa decorada e dentro um espelho, mostre aos alunos e diga o quanto eles são especiais, e que dentro da caixa tem a foto da pessoa mais especial da sala, que é uma pessoa linda, inteligente e que a enche de orgulho.
ü     Chame um aluno por vez e mostre em segredo quem está dentro da caixa, a criança verá sua imagem refletida no espelho.
ü     Ao final do dia peça para cada aluno trazer para casa uma foto de sua família, os que não poderem trazer pode desenhá-las.
ü     Termine o primeiro dia de aula com brincadeira e músicas

2º Dia de aula
ü     No segundo dia de aula aparece sempre uma nova criança que não pode comparecer ao primeiro dia de aula por um motivo ou outro, então inicie as aulas com novas de atividades de identidade, se apresente e apresente as crianças ao novo ciclo de amigos.
ü     faça um passeio dentro da escola para criança poder se familiarizar com o ambiente escolar, mostre a elas como funciona a escola,o laboratório de informática, a biblioteca, como é feita a merenda, quem faz, quem faz parte da direção, as salas de aulas, os banheiros, nesse momento aproveite para iniciar noções de higiene, bem como é o recreio da escola.
ü     Após o passeio faça atividades com escrita ou pintura e peça as crianças para fazerem um desenho da escola e do que mais gostou de conhecer. O professor poderá também trabalhar atividades sobre a conservação da limpeza da escola/ambiente escolar, ou seja incentivá-los a não degradar a estrutura física da escola.

3º Dia de aula:
ü     No terceiro dias os alunos já estão bem entrosados e querendo se conhecer melhor, faça atividades em grupo, pode ser em duplas e peça para que cada aluno desenhe um ao outro, nesse momento fale sobre o respeito as diferenças, que ninguém é igual e nem mesmo tão diferente assim, portanto cuidado nos desenhos para não servir de agressão.
ü     Trabalhe a auto estima dos seus alunos, leve textos, livros de contos, revistas jornais, faça atividades que envolva o diálogo dentro da sala de aula.
ü     Ao final do dia pergunte aos alunos que história eles mais gostam de ouvir, peça um desenho, ou um texto sobre esse tema.
faça um sorteio e tire dois nomes, o aluno que for escolhido poderá trazer para o dia seguinte o livro de história para mostras aos seus amigos, se preferir pode pegar um livro da biblioteca.

4º Dia de aula:
ü     No quarto dia de aula as crianças estão se adaptando a rotina da escola e do professor, trabalhe agora com atividades escritas, recorte e colagens.
ü     Trabalhe interpretação de texto com temas que tratam das férias e da identidade da criança. Converse bastante, o diálogo é fundamental e estimula a interação com os alunos. Comente com eles que a turma vai selecionar um desenho que represente para ela o que é o ambiente escolar e que tipo de desenho eles desejariam que estivesse estampado no muro da escola como forma de acolhimento.

5º Dia de aula:
ü     No quinto dia as crianças estão eufóricas, ainda mais com a idéia de pintar um muro com seus próprios desenhos, aproveite essa atividade em sala de aula para trabalhar noções de matemática. Sugiro que o professor fala da pintura que fez na tela como forma de demonstrar que também participou de uma atividade semehante, onde na pintura ele expressa todo sentimento de acolida.Use a sua imaginação, o que não pode acontecer é a criança não ter o que fazer, assim ela não aprende mesmo!

Dicas: Trabalhe a rotina: Fazer oração, dar bom dia, lavar as mãos antes de merendar, como está o dia hoje, a rotina será melhor adaptada se começarmos o quanto antes.

METODOLOGIA
Consiste em Promover a interação entre comunidade escolar : pais, professores, alunos, gestão e demais funcionários da escola.
 Para colocação deste projeto na prática, será elaborado de início ( por Professores e Coordenadores) um cronograma de atividades semanal, onde os alunos sejam envolvidos colaborando com  tais atividades. Fazendo isso, a escola estará criando espaços para a participação dos educandos ,e sua participação  na rotina escolar.
                       
   AVALIAÇÃO
            Como em cada ação que realizamos no nosso dia-a-dia fazemos de forma informal uma avaliação, nos  projetos pedagógicos, não poderiam ser diferentes, de modo que o mesmo será avaliado a cada aula  por cada professora, além dos educandos que a cada atividade oralmente farão sua avaliações espontâneas. 
Ainda avaliaremos se os objetivos propostos foram conquistados e se aconteceu realmente integração na escola. É importante que todas as aividades sejam registradas com: fotos, murais, cadernos e etc.

  CONCLUSÃO

Se a escola cria espaços para a participação dos alunos, favorecendo uma relação de confiança dos mesmos com a escola, que  vai se refletir no desenvolvimento físico, intelectual e emocional das crianças, deste modo a escola passa a cumprir na sua totalidade seu papel de instituição transmissora, não só dos saberes formal mas também, dos saberes informais repassados  na escola. Esperamos que haja êxito  neste projeto, que o mesmo seja  realmente uma parceria de sucesso.

BOA SORTE!

Um comentário:

  1. ACHEI LINDO SEU PROJETO, AS CRIANÇAS PARTICIPAM JUNTO COM OS PROFESSORES.O PROCESSO AVALIATIVO É TRANSPARENTE.

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