Minha lista de blogs

quinta-feira, 26 de maio de 2011

EM CLIMA DE FESTA JUNINA!

A Escola Municipal Dr. José Aribaldo de Carvalho está em clima de festa junina. Com o evento programado para o dia 03 de junho com quadrilhas, comidas típicas, além de sorteio de balaio, desfile de matutos e muitas brincadeiras para invadir a animação.
            Em meio à comemoração, a cultura junina também é trabalhada com os alunos. “Além da diversão que as festas juninas proporcionam aos alunos, incentivamos a realização das mesmas porque estão inseridas na história brasileira, inclusive da nossa cidade”.
O evento contará com a animação de toda a comunidade escolar – professores, funcionários, alunos e familiares.

OS ENSAIOS JA COMEÇARAM A ACONTECER!


sexta-feira, 20 de maio de 2011

ARIBALDO REALIZA REUNIÃO COM PAIS

A reunião de pais e mestres não é um mero evento protocolar, que a escola organiza com o objetivo de dar algumas satisfações aos pais. O objetivo das reuniões é compartilhar interesses e missões tendo em vista os benefícios para o aluno.
Compartilhar é a palavra quando se fala nessas reuniões. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria, as reuniões têm um grande poder de aproximar famílias e escolas. Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores.
Do ponto de vista social, estar presente nas reuniões também traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois a troca de vivências é grande. É importante que os pais dos alunos se conheçam e troquem experiências.

LANÇADO INFORMATIVO DO MÊS DE ABRIL

segunda-feira, 16 de maio de 2011

18 de Maio – DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Em julho de 2011, o ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente completará 21 anos. Nesses anos, tivemos muitas conquistas e tantas outras estamos por alcançar.  Ter o dia 18 DE MAIO, instituído pela Lei Federal 9.970/00, como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, é uma dessas conquistas memoráveis.  Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, em Vitória–ES, um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”.  Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade, que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune. A intenção do 18 DE MAIO é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta.
A violência sexual praticada contra criança e adolescente é uma violação dos Direitos Humanos, em especial do direito à vivência sadia da sexualidade. Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais pessoas e/ou redes satisfazem seus desejos e fantasias sexuais e/ou tiram vantagens financeiras e lucram usando, para tais fins, as crianças adolescentes. Especificamente na exploração sexual, a criança ou adolescente não é considerada sujeito de direitos, mas um ser despossuído de humanidade, de direitos e de proteção.  A exploração sexual de meninos e meninas ocorre geralmente na pornografia e prostituição.  Para o lucro da rede exploração sexual, crianças podem traficadas, ou seja, tornam-se mercadorias a serem utilizadas na pornografia e prostituição.
As violações dos direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes não se restringem a uma relação entre vítima e autor. Essas violações ocorrem (e são provocadas) pela forma como a sociedade está organizada em cada localidade e globalmente. Podem ser destacadas, nesse aspecto, as atividades turísticas que não consideram os direitos de crianças e adolescentes, facilitando ações de exploração sexual. Também merecem relevo os grandes empreendimentos, que causam impactos significativos nos contextos locais e favorecem a entrada e a permanência de meninas e meninos na prática da prostituição. O enfrentamento da violação de direitos humanos sexuais de crianças e adolescentes pressupõe que todas as pessoas, desde que nascem, são seres sexuados e este universo do seu viver se expressa e é vivenciado diferentemente na diversas fases da vida humana. Na primeira infância, a criança começa a fazer as descobertas sexuais e a notar, por exemplo, diferenças anatômicas entre os sexos. Mais à frente, com a ocorrência da puberdade, a pessoa passaa vivenciar um momento especial da sexualidade, com emersão mais acentuada de desejos sexuais. Nessas fases iniciais do desenvolvimento da sexualidade (infância e adolescência), é fundamental a atenção e a proteção a partir do adulto. Nenhuma tentativa de responsabilizar a criança e o adolescente pela violação dos seus direitos pode ser admitida pela sociedade.
Aos adultos, além da sua responsabilidade legal de proteger e defender crianças e adolescentes cabe-lhes o papel pedagógico da orientação, acolhida e franqueza buscando superar tabus, preconceitos e oferecendo segurança para que possam reconhecer-se como pessoa em desenvolvimento, sujeitos e sujeitas em desenvolvimento. E, mais que tudo isso, que podem organizar-se e envolverem-se coletivamente no enfrentamento aos desrespeitos aos seus direitos sobretudo, promoção da cidadania que impõe à sociedade a necessidade  de colocar crianças e adolescentes como prioridade absoluta.
Assim, pautar o 18 de Maio nas nossas agendas é demonstrar que todos – família, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, mídia – estamos convocados e comprometidos em fazer a nossa parte no enfrentamento da violência sexual e promover as condições para o desenvolvimento digno e feliz da sexualidade de crianças e adolescentes.









terça-feira, 10 de maio de 2011

ESCOLA TRABALHA PROJETO LIXO

O LIXO

O QUE PODEMOS FAZER
PARA O MEIO AMBIENTE
NÃO SOFRER AS CONSEQUÊNCIAS
QUE O LIXO TRAZ PRA GENTE?

O LIXO É UM PERIGO
PARA A POPULAÇÃO.
LIXO JOGADO A TOA
SIMBOLIZA POLUIÇÃO.

O LIXO ACUMULADO
ATRAI BICHOS NOJENTOS.
LIXO POLUI ÁGUAS, TERRAS
E ATÉ POLUI OS VENTOS.


PROFESSORA RITA MENEZES.


CONHEÇA O PROGRAMA ACELERA BRASIL



Aceleração de aprendizagem de alunos repetentes

Criado em 1997, o Programa Acelera Brasil introduz na rede educacional uma cultura de gestão eficaz, focada em resultados, e que combate os principais problemas do sistema de ensino: os baixos níveis de aprendizagem, a repetência e a distorção idade/série.

Hoje cerca de 12 milhões de crianças e jovens no país não freqüentam a série escolar correspondente a sua idade. O Acelera Brasil está ajudando a mudar essa realidade, gerando uma grande economia aos cofres públicos e dando a milhares de alunos a oportunidade de experimentar o que é seu direito: aprender e passar de ano.

O Programa é adotado como política pública em seis estados brasileiros - Goiás, Pernambuco, Tocantins, Paraíba, Sergipe e Mato Grosso – e já beneficiou, desde a sua implantação, 298.216 crianças em 319 municípios.

A melhor notícia é que o Acelera tem contribuído para diminuir a defasagem escolar. A média de aprovação nos estados em que o Programa é política pública fica em 93%.
Em Goiás, onde o Acelera está implementado há 9 anos, a aprovação é de 100%. Segundo o Pnad 2005, a média nacional de aprovação é de 78,70%.

Em Pernambuco, por exemplo, o Acelera acontece há 4 anos. Naquele Estado, o índice de abandono parou de crescer. Em 2006 ficou no patamar de 2,1% enquanto a evasão da 2ª a 4ª série do ensino regular brasileiro é três vezes maior (7,2%).

No Programa, os alunos lêem, em média, 45 livros ao ano, enquanto que os brasileiros lêem cerca de 2 livros anualmente.

TURMA DO ACELERA BRASIL É FORMADA NO ARIBALDO



A Escola Municipal Dr. José Aribaldo de Carvalho formou este ano uma turma do programa Acelera Brasil.
O Acelera Brasil é um programa de Qualidade em Educação do Instituto Ayrton Senna, que tem como principal objetivo regularizar o fluxo escolar nas redes públicas de ensino.
O Programa de Aceleração da Aprendizagem se destina a alunos das 3 primeiras séries, que estejam realmente alfabetizados, e que tenham dois anos ou mais anos de defasagem, ou seja, dois anos mais velhos do que a idade regular para a série na qual se encontram.

Como funciona o Programa de Aceleração

· Os alunos defasados são identificados e enturmados em classes de aceleração, com no máximo 25 alunos cada. Os alunos precisam estar adequadamente alfabetizados, capazes de ler e compreender as instruções do Módulo Introdutório. Caso contrário devem ser matriculados em programas de alfabetização.
· Os professores, de preferência tendo aderido voluntariamente ao programa.
· Os alunos recebem livros especiais para o programa e cada classe recebe uma caixa de livros de literatura e outros materiais, como mapas e dicionários, por exemplo.
· Semanalmente o supervisor visita cada classe durante um turno de aulas, orienta o professor e toma as providências que se fizerem necessárias junto à escola.
· Os professores participam de atividades semanais de supervisão, capacitação em serviço e planejamento.
· Os supervisores se reúnem mensalmente sob a liderança do coordenador municipal para analisar os resultados e fazer o plano de trabalho para o próximo mês.
· Mensalmente são gerados relatórios de acompanhamento do programa.
· No final do ano os professores avaliam os alunos e decidem para qual série devem ser enviados. Normalmente os alunos são promovidos e podem saltar uma ou mais séries.
· No final do ano é realizada uma avaliação externa para assegurar o controle de qualidade do programa. A meta é que a média dos alunos seja compatível com a meta obtida pelos alunos da unidade federada nos testes do SAEB.