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quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013


Durante todo o ano o alunado da escola estará em contato com a letra do Hino do Estado Rio Grande do Norte, uma necessidade vista e que estaremos desenvolvendo atividades relacionada ao tema em dados momentos da prática educativa 


ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO TOMÉ

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DO DESPORTO.

ESCOLA MUNICIPAL Dr. JOSÉ ARIBALDO DE CARVALHO

Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos
Rua: Padre Ramiro Varela, s/n - Centro – São Tomé / RN.








PROJETO



HINO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE




Coordenação Pedagógica: Josefa Paula Carlos Souza e Silva
                                      Suanny Maiza Bezerra Furtado




Março/2013
INTRODUÇÃO

            Com a distribuição das capitanias hereditárias, o então Rio Grande é doado, em 1535, a João de Barros pelo Rei Dom João III de Portugal. A colonização fracassa e os franceses, que traficavam o pau-brasil, passam a dominar a área até 1598, quando os portugueses, liderados por Manuel de Mascarenhas Homem e Jerônimo de Albuquerque, iniciaram a construção do Forte dos Reis Magos para garantir a posse da terra.
O domínio lusitano durou até 1634, quando o Forte dos Reis Magos caiu em poder dos holandeses, que só foram expulsos em 1654. Nesse período, todos os arquivos, documentos e registros do governo português foram destruídos, o que até hoje dificulta a reconstituição da história da época.
Invasões preocupavam Portugal e uma vez que a Capitania do Rio Grande do Norte ficava localizada no ponto mais estratégico da costa brasileira, o Rei retomou a posse da Capitania e ordenou a construção de um forte para expulsar os franceses da costa.
Em 1701, após ser dirigido pelo governo da Bahia, o Rio Grande do Norte passou ao controle da Capitania de Pernambuco. Em 1817, a Capitania aderiu à Revolução Pernambucana, instalando-se na cidade de Natal uma junta do Governo Provisório. Com o fracasso da rebelião, aderiu ao Império e tornou-se província em 1822. Em 1889, com a República, transformou-se em Estado.
Muitas pessoas desconhecem o caráter histórico e a contribuição da presença das tropas Aliadas instaladas na base aérea de Parnamirim. Junto ao Acre, o Rio Grande do Norte foi decisivo no processo da vitória aliada na II Guerra Mundial, pois barrou a expansão alemã que pretendia dar um salto da África Ocidental à América do Sul passando pelo Nordeste do Brasil, que foi ocupado antes por tropas norte-americanas.
A presença dos norte-americanos trouxe benefícios para o RN e para os estados do centro-sul do Brasil, que finalmente conseguiram recursos para o Brasil se industrializar de forma decisiva a partir da construção da Companhia Siderúrgica Nacional.





PROBLEMA

Ao analisarmos a necessidade de que cada Norte-rio-grandense necessita conhecer um pouco de sua história, é que nós Coordenação Pedagógica estamos lançando o Projeto Hino do Rio Grande do Norte em nossa escola, que tem no resgate das mais íntimas raízes do povo potiguar, a sua razão de ser e de existir.


JUSTIFICATIVA:

A Escola Municipal Dr. José Aribaldo de Carvalho será engrandecida através deste projeto de conhecimento da história de um povo e na execução periódica do Hino Estadual do Rio Grande do Norte, evidenciando a facilidade de operacionalização e a indução a comportamentos disciplinares que agregarão muito valor.
            Tendo em vista que nós que formamos o Estado do Rio Grande do Norte, desconhecemos parcial ou totalmente a letra do hino estadual é que vamos dar início ao Projeto Hino do Estado do Rio Grande do Norte e desenvolve-lo durante todo o ano letivo.
            A Coordenação Pedagógica juntamente com os professores irá fomentar a história e a letra desse hino para calcarmos conhecimento da história do Rio Grande do Norte aos cidadãos Norte-rio-grandense, mais precisamente aos discentes que formam a Escola Municipal Dr. José Aribaldo de Carvalho.


OBJETIVOS:

·        Divulgar, propagar e popularizar o Hino do Estado do Rio Grande do Norte;
·        . Promover o resgate da memória histórica da sua gente e elevar através da educação na vida escolar, a valorização da própria terra e das características regionais evocadas;
·        Valorizar a história, como ponto de partida para um autoconhecimento do povo, para o povo e pelo povo;
·        Valorizar o hasteamento da bandeira que representa o povo potiguar, como forma de se valorizar os sentimento cívico local e os valores mais íntimos da terra.


.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS:

            Durante o ano letivo de 2013, desenvolver atividades diversificadas em que retrate a história do povo potiguar e executar o hino estadual.


RECURSOS UTILIZADOS:                                 
·                     Pesquisas;
·                     Confecção de cartazes;
·                     Debates;
·                     Desenho Interpretativo;
·                     CD / DVD / filmes;
·                     Textos informativos, jornais, revistas, poesias e outros.


 CONCLUSÃO:

·         Final do ano letivo que o aluno saiba reconhecer e executar o Hino Estadual.

























ANEXOS:

Hino de Rio Grande do Norte


Rio Grande do Norte esplendente 
Indomado guerreiro e gentil, 
Nem tua alma domina o insolente, 
Nem o alarde o teu peito viril ! 
Na vanguarda, na fúria da guerra 
Já domaste o astuto holandês ! 
E nos pampas distantes quem erra, 
Ninguém ousa afrontar-te outra vez! 
Da tua alma nasceu Miguelinho, 
Nós, como ele, nascemos também, 
Do civismo no rude caminho, 
Sua glória nos leva e sustém!
Estribrilho 
A tua alma transborda de glória! 
No teu peito transborda o valor! 
Nos arcanos revoltos da história 
Potiguares é o povo senhor!
II 
Foi de ti que o caminho encantado 
Da Amazônia Caldeira encontrou, 
Foi contigo o mistério escalado, 
Foi por ti que o Brasil acordou! 
Da conquista formaste a vanguarda, 
Tua glória flutua em Belém! 
Teu esforço o mistério inda guarda 
Mas não pode negá-lo a ninguém! 
É por ti que teus filhos descantam, 
Nem te esquecem, distante, jamais! 
Nem os bravos seus feitos suplantam 
Nem teus filhos respeitam rivais!
III 
Terra filha de sol deslumbrante, 
És o peito da Pátria e de um mundo 
A teus pés derramar trepidante, 
Vem atlante o seu canto profundo! 
Linda aurora que incende o teu seio, 
Se recama florida e sem par, 
Lembra uma harpa, é um salmo, um gorjeio, 
Uma orquestra de luz sobre o mar! 
Tuas noites profundas, tão belas, 
Enchem a alma de funda emoção, 
Quanto sonho na luz das estrelas, 
Quanto adejo no teu coração
HISTÓRIA DO HINO
José Augusto Meira Dantas foi quem escreveu a letra do hino do Rio Grande do Norte enquanto José Domingos Brandão orquestrou a música. O hino foi oficializado pela Lei Nº 2.161 de 3 de dezembro de 1957

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

PROJETO ÉTICA E CIDADANIA


Dentre alguns recursos que possuímos na escola, esta foto nos mostra alguns do material de apoio pedagógico que o professor pode está recorrendo para fortalecer e esclarecer melhor alguns pontos na sua metodologia de trabalho.                        


Diretora Nilma participando da dinâmica do floquinho, trabalhada pela professora Juliana do 5° ANO B - vespertino.


Hoje (21.02.2013) Aradir de Souza Faustino - Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, foi convida a proferir palestra acerca do tema Ética e Cidadania, projeto que está sendo desenvolvido na escola, para os professores, com subtema: Os profissionais lidando com o próprios preconceitos, crenças e tabus. Sua contribuição foi de grande valiar para os profissionais da escola, pois enfatizou que o dia a dia, a situação momentânea é que vai contribuir para desenvolvermos a ética e/ou a cidadania.

 A ética é indispensável ao profissional, porque na ação humana “o fazer” e “o agir” estão interligados.



Direção e Vice-Direção no acolhimento as crianças, bem como destacando o projeto que estará sendo desenvolvido nos próximos dias, o qual terá sua culminância no Lar São Camilo de Lellis com apresentação de poesias proferidas pelas crianças e/ou até mesmo um pequeno teatro.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Lembramos que, a formação e a disseminação de valores éticos são inerentes à família e a escola onde reflete em nossas vidas no cotidiano entre a sociedade, devendo ser desenvolvidas em parcerias, e nós, como educadores,precisamos servir de exemplo para o nosso aluno.

Coordenação Pedagógica




A Escola Municipal Dr. José Aribaldo de Carvalho, iniciou seus trabalhos, referente ao ano letivo 2013, com o seguinte Tema: Ética e Cidadania: valores primordiais no dia a dia.


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

 Durante a semana da Jornada Pedagógica a Equipe da escola Dr. José Aribaldo de Carvalho
se reuniu para planejar as próximas semanas, acolhida dos alunos através do Projeto Ética e Cidadania: princípios primordiais no dia a dia.

Parte do corpo docente da Escola, durante o 4° dia de Jornada Pedagógica.