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quarta-feira, 31 de agosto de 2011

HOMENAGEM AO DIA DOS PAIS


Existe um homem que se esmera no comprimento do dever para dar bom exemplo: Que fica humilde, quando poderia se exaltar; Que chora à distancia, a fim de não ser observado; Que, com o coração dilacerado, se embrutece para se impor como um juiz inflexível; Que, na ausência, usam-no como temor para evitar uma ação menos correta; Que quase sempre, é chamado de desatualizado; Que apenas fisicamente, passa o dia distante, na labuta, por um futuro melhor; Que, ao fim da jornada, avidamente regressa ao lar para levar muito carinho e, as vezes, pouco receber, Que esta sempre pronto a ofertar uma palavra orientadora ou relatar uma atitude benfazeja que possa ser imitada; Que, muitas vezes passa noites mal dormidas a decifrar os segredos da vida, quando extenuado, ainda consegue energias para distribuir energias; Que é tão humano e sensível, por isso, normalmente, sente a ausência do afeto que lhe é dado raramente e de forma pouco comunicativa. Que, vibra, se emociona e se orgulha pelos feitos daqueles que tanto ama. Esse homem geralmente, se agiganta e passa a Ser o valor inexorável quando deixa de existir para sempre. Nunca perca, pois, a oportunidade de devotar muito carinho e amizade àquele que é seu melhor amigo: SEU PAI.



quinta-feira, 25 de agosto de 2011

SAIBA MAIS SOBRE A PRESENÇA DAS MULHERES NO CANGAÇO

DESVANTAGENS

1º) Não tinham as mulheres, a mesma resistência física dos cangaceiros, logo dificultavam a mobilidade dos grupos;

2º) Não participavam dos tiroteios (exceção de DADÁ), e quando esses aconteciam, eram uma preocupação a mais para os cangaceiros, para protegê-las;

3º) Quando estavam grávidas, ou iam parir, seus companheiros, inclusive, nestas circunstâncias, evitavam os tiroteios; e algumas vezes, tinham que deixá-las, sob os cuidados de alguns coiteiros;

4º) A criança recem nascida, chorava e alertava as volantes;

5º) Com a presença da mulher, passou a existir o ciúme, o adultério e a morte de cangaceiros envolvidos (caso de Lídia de Zé Baiano; Lili de Moita Brava, Cristina de Português e outras);

6º) A presença a mulher, tornou os grupos de cangaceiros, mais vulneráveis, uma vez que para fugirem da polícia, não podiam subir em grandes elevações (montanhas; pedras ), além de terem que diminuir a marcha;
ETC......
VANTAGENS

1º) As mulheres tornaram o cangaço menos violento, mais humanizado;

2º) Elas agiram em muitos momentos, sendo responsáveis por evitarem mortes desnecessárias (Exemplo: Maria Bonita e Dadá, assim agiram em diversas ocasiões);

3º) Cuidavam dos feridos, fazendo chás; cozinhando raizes/casca/folha de plantas etc

4º) Algumas costuravam, e se preocupavam com as roupas dos seus companheiros;

5º) Melhorou a higiene pessoal dos cangaceiros (banhos, uso de perfumes, roupas.etc

6º) Com a procriação, os cangaceiros deixaram seus descendentes;

7º) Diminuição das doenças venérias em componentes do bando, haja vista, que cada cangaceiro passou a ter uma parceira fixa, o que não acontecia antes de 1930;

8º) Contribuiram em muito, para a formação da estética do cangaço ( embornal; lenços; roupas; etc..). A cangaceira DADÁ foi considerada a estilista do cangaço.

9º) MULHER NOVA, BONITA E CARINHOSA, FAZ O HOMEM GEMER SEM SENTIR DOR.....
ETC....

CONCLUSÃO

A PRESENCA DA MULHER NO CANGAÇO FOI IMPORTANTE, PELOS SEGUINTES MOTIVOS, dentre outros:

Em nenhum combate dos cangaceiros com a polícia, teve interferência das mulheres, para influir no mesmo, ou seja, elas participaram como ELEMENTO NEUTRO;

Se não fosse a participação das mulheres no cangaço, teriam morrido muito mais vítimas. Elas interferiram, em muitas ocasiões, salvando-as.Exemplo: caso do Promotor de Justiça de Água Branca/AL, O Dr. Manoel Cândido;

Com a participação das mulheres no cangaço, houve um recrudescimento, ou seja, uma diminuição, sobretudo na ocorrências dos CRIMES SEXUAIS, cometidos pelos cangaceiros. Em determinadas ocasiões, Lampião, sob a influência das mulheres, chegou a castigar determinados cangaceiros pela prática de tal ato;

Elas influenciaram, decisivamente, na ESTÉTICA DO CANGAÇO (confecção de roupas, chapéus, perneiras, embornal..etc..). Exemplo: a atuação da DADÁ.

A presença da mulher, humanizou mais o cangaço e seus integrantes;

ESCOLA ARIBALDO PARTICIPA DO XI FESTIVAL FOLCLÓRICO DO MONSENHOR

A ESCOLA MUNICIPAL MONSENHOR MANOEL PEREIRA DA COSTA, REALIZOU NO ÚLTIMO DIA O XI FESTIVAL FOLCLÓRICO DO MONSENHOR COM O TEMA: CANGAÇO, FOLCLORE E CORDEL NO SERTÃO. O REFERIDO FESTIVAL TEM DENTRE OS VÁRIOS OBJETIVOS DESENVOLVER NO ÂMBITO ESCOLAR AÇÕES QUE PROMOVAM A PLURALIDADE CULTURAL, VALORIZANDO AS RAÍZES E A HISTÓRIA DO SERTÃO. O EVENTO CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS MUNICIPAIS URBANAS, DA ESCOLA ESTADUAL AMARO CAVALCANTI, DO CENTRO EDUCACIONAL PEQUENINO GRÃO E DO PETI.
A ESCOLA ARIBALDO APRESENTOU "AS MULHERES NO CANGAÇO"



quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ALUNOS DO 5º ANO "B" ESTUDAM OBRA DE TARSILA DO AMARAL






ALUNOS DESENVOLVEM ATIVIDADES DE PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE



5º ANO "A" REALIZA REUNIÃO DE PAIS E MESTRES






ORIGEM DO DIA DO ESTUDANTE


O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, a mesma data em que foram instituídos os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais do Brasil, por Dom Pedro I, no século XIX.
Em razão dessa marcante decisão, Celso Gand Ley, cem anos após a criação desses cursos, em 1927, indicou a data para se tornar o dia do estudante.
Vários presidentes do nosso país, artistas e escritores se formaram nesses cursos; um da USP, através da escola do Largo São Francisco e o outro em Olinda, depois transferido para o Recife.
A faculdade mais próxima do Brasil era em Portugal, na cidade de Coimbra, e quem quisesse estudar em nível superior tinha que ir para lá ou para outras localidades da Europa, a fim de concluir seus estudos. Isso antes da criação desses cursos no Brasil.
As turmas iniciantes tinham poucos alunos e as estruturas das escolas eram bem simples, com salas feitas de taipa, no prédio do Convento de São Francisco. No ano de 1934 o curso foi incorporado pela Universidade de São Paulo – USP.
Estudar é exercitar a memória para adquirir conhecimentos, aprender. Mas para que isso aconteça um estudante deve frequentar uma escola e participar das atividades propostas, fazer as tarefas de sala bem como as passadas para serem feitas em casa, além de estudar em casa os conteúdos que foram passados em sala de aula.
Com o passar dos anos, passa a entender as matérias através da reflexão e da análise das mesmas.
Os estudantes devem ser responsáveis com seus estudos, pois o sucesso profissional virá através de muita dedicação. Além disso, merecem todo respeito e consideração de seus familiares, pois é o seu trabalho.
No Brasil, a educação é um problema social, pois não atende a demanda da quantidade de crianças e jovens que deveriam ingressar nos estudos. As escolas não possuem estrutura física adequada, além de faltar muitas vagas, fazendo com que um grande número de crianças e adolescentes não tenham a oportunidade de estudar.
A educação é uma responsabilidade dos governantes e está na Constituição do nosso país, mas ainda está muito deficitária, com professores mal remunerados e um ensino de pouca qualidade. Tudo isso favorece a evasão e a repetência escolar.

Oração do estudante
Senhor, eu sou estudante, e por sinal, inteligente.
Prova isto o fato de eu estar aqui, conversando com você.
Obrigado pelo dom da inteligência e pela possibilidade de estudar.
Mas, como você sabe, Cristo, a vida de estudante nem sempre é fácil.
A rotina cansa e o aprender exige uma série de renúncias: o meu cinema, o meu jogo preferido, os meus passeios, e também alguns programas de TV .
Eu sei que preparo hoje o meu amanhã.
Por isso lhe peço, Senhor, ajuda-me a ser bom estudante.
Dê-me coragem e entusiasmo para recomeçar a cada dia.
Abençoe a mim, a minha turma e os meus professores. Amém.

Nossa Homenagem aos Estudantes








CONFIRA OS ENSAIOS DO CORAL E PROJETO BATUCADA






quinta-feira, 4 de agosto de 2011

ARIBALDO OFERECE AULAS DE CORAL E PERCUSSÃO NO SÁBADO

A ESCOLA ARIBALDO ESTÁ DESENVOLVENDO O PROJETO ESCOLA ABERTA, ONDE TODOS OS SÁBADOS PELA MANHÃ ESTÃO ACONTECENDO AULAS DE CORAL E PERCUSSÃO, ESTAS ÚLTIMAS DENTRO DO PROJETO SOBRE MEIO AMBIENTE QUE ESTÁ SENDO DESENVOLVIDO PELA ESCOLA.
O ano de 2011 é data limite para que toda escola pública e privada do Brasil inclua o ensino de música em sua grade curricular. A exigência surgiu com a lei nº 11.769, sancionada em 18 de agosto de 2008, que determina que a música deve ser conteúdo obrigatório em toda a Educação Básica. "O objetivo não é formar músicos, mas desenvolver a criatividade, a sensibilidade e a integração dos alunos", diz a professora Clélia Craveiro, conselheira da Câmara de Educação Básica do CNE (Conselho Nacional de Educação).

Nas escolas, a música não deve ser necessariamente uma disciplina exclusiva. Ela pode integrar o ensino de arte, por exemplo, como explica Clélia Craveiro: "Antigamente, música era uma disciplina. Hoje não. Ela é apenas uma das linguagens da disciplina chamada artes, que pode englobar ainda artes plásticas e cênicas. A ideia é trabalhar com uma equipe multidisciplinar e, nela, ter entre os profissionais o professor de música. Cada escola tem autonomia para decidir como incluir esse conteúdo de acordo com seu projeto político-pedagógico". Apesar de ser uma boa iniciativa, o trabalho com equipes multidisciplinares para o ensino de música não tem acontecido de forma satisfatória nas instituições de ensino. "De qualquer maneira, trabalhar de forma interdisciplinar ou multidisciplinar em escolas de educação básica é uma tarefa complicada", afirma Clélia.

É necessário prestar atenção se o seu filho está tendo aulas de música com uma equipe adequada ou mesmo se esse tipo de aula está sendo oferecida na escola dele, como diz a lei. De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases de 1996, só estão autorizados a lecionar na educação básica os professores com formação em nível superior, ou seja, profissionais que tenham cursado a licenciatura em Universidades e Institutos Superiores de Educação na área em que irão atuar. Portanto, os professores que devem ser responsáveis pelas aulas de música do seu filho são aqueles com formação superior em música. Fique atento.

Entenda mais detalhes dessa lei para que você possa compreender e exigir a aplicação dela na escola do seu filho.

ESCOLA REALIZA REUNIÕES DE PAIS E MESTRES



ALUNOS DO 5º ANO B REALIZAM ATIVIDADES DE GEOMETRIA