Minha lista de blogs

segunda-feira, 18 de abril de 2011

CRIANÇAS DO ARIBALDO APRESENTAM "AS MENINAS" DE CECÍLIA MEIRELES

AS MENINAS

Arabela
abria a janela.
Carolina
erguia a cortina.
E Maria
olhava e sorria:
"Bom dia!"
Arabela
foi sempre a mais bela.
Carolina
a mais sábia menina.
E Maria
Apenas sorria:
"Bom dia!"
Pensaremos em cada menina
que vivia naquela janela;
uma que se chamava Arabela,
outra que se chamou Carolina.
Mas a nossa profunda saudade
é Maria, Maria, Maria,
que dizia com voz de amizade:
"Bom dia!"
Cecília Meireles, Ou isto ou aquilo, Nova Fronteira



ARIBALDO PARTICIPA DAS COMEMORAÇÕES DO DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL

18 de abril

O Dia Nacional do Livro Infantil foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, em homenagem ao escritor brasileiro José Bento Monteiro Lobato. Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882 e foi o criador da literatura infantil no Brasil.
Autor de inesquecíveis histórias infantis, entre elas O Sítio do Pica-pau Amarelo, cujos personagens Dona Benta, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho e Emília, marcaram a história da literatura infantil.
O livro faz toda a diferença na formação de uma criança.
Embora estejamos na era da informática, as histórias infantis fazem a criançada viajar num mundo de fantásticas aventuras e encantam todas as idades.
Lei Nº 10.469 - 08/01/2002
Para comemorar o nascimento de José Bento Monteiro Lobato (1882/1948) , um dos maiores autores de livros infantis que a literatura brasileira já conheceu, foi instituído o Dia Nacional do Livro Infantil, pela Lei Nº 10.402. de 08 de janeiro de 2002.
Companheiro de cabeceira de muitas das melhores cabeças que conhecemos hoje, os livros são os grandes formadores da infância, contribuindo para a aprendizagem de modo divertido e encantador.
Monteiro Lobato acompanhou gerações de ávidos pequeno leitores, e nada melhor do que comemorar este dia perpetuando a tradição: leia muito e leia sempre!
O PROJETO FOI DESENVOLVIDO PELA BIBLIOTECA PÚBLICA PEDRO PEREIRA DE ARAÚJO EM PARCERIA COM AS ESCOLAS.




ALUNOS DA EJA VÃO AO CINEMA

O CINE CLUB "A BUDEGA" APRESENTOU O FILME "JESUS DE NAZARÉ", LOTAÇÃO TOTAL COM A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL DR. JOSÉ ARIBALDO DE CARVALHO, DO 2º PERÍDO DA PROFESSORA KÁTIA. A SESSÃO TEVE DIREITO ATÉ A PIPOCA....

quinta-feira, 7 de abril de 2011

ALUNOS DO ARIBALDO NO COMBATE A DENGUE

Conscientizar os estudantes para que sejam agentes multiplicadores na família no combate à Dengue. Esse é o principal objetivo do projeto Prevenção a Dengue, realizado pela Escola Municipal Dr. José Aribaldo de Carvalho. Nesta sexta-feira (01/04), alunos, juntamente com professores, coordenadores, e diretores da escola, saíram pelas ruas, visitando casas no combate ao mosquito.
A diretora Maria Núbia explica que essa ação encerra um projeto que começou em sala de aula, promovendo noção em saúde para os 314 alunos. “Existe um trabalho anterior em sala, produzindo cartazes a partir das orientações, paródias e outras atividades. Estamos preocupados com os índices da Dengue e nossos alunos, com certeza, além de visitar as casas, também vão aplicar o conhecimento de causa em suas próprias residências”, afirmou Núbia.
Passando de casa em casa, os estudantes abordam os moradores e vistoriam os quintais, bem como os terrenos baldios das ruas. A garotada passou pelas ruas  e ao som de músicas da Campanha do Ministério da Saúde, bem como da música Depende de Nós ( Composição : Ivan Lins / Vitor Martins). O carro de som era utilizado pelos alunos que iam sensibilizando a população. A estratégia chamou atenção da população.


terça-feira, 5 de abril de 2011

HINO OBRIGATÓRIO

Escolas públicas e privadas devem executar o Hino nacional ao menos uma vez por semana, de acordo com a lei 12.031 de 2009. A escola Aribaldo cumprindo o disposto na Lei está fazendo a sua parte em mostrar aos alunos que o civismo se aprende na Escola. Todas as sextas-feiras os alunos entoam o Hino Nacional e o Hino Municipal.

ARIBALDO DE CARA NOVA

A NOSSA ESCOLA ESTÁ DE CARA NOVA, OS ALUNOS DE TODAS AS TURMAS FORAM MOTIVADOS A PARTICIPAR DA OFICINA DE DESENHO, NO QUAL ELEGERAM O DESENHO QUE SERIA PINTADO NO MURO DA ESCOLA E REPRESENTARIA CADA TURMA. A ESCOLA ESTÁ DE PARABÉNS PELA INICIATIVA CULTURAL.

ATIVIDADES RECREATIVAS DIRECIONADAS

A referida atividade tem como objetivos promover a integração social por meio da recreação/lazer entre  as crianças da escola, propiciar a troca de experiências, estimular a autoestima do grupo de estudantes, oportunizar momentos que auxiliem o desenvolvimento da participação, da autonomia e do potencial criativo, além de proporcionar a essas crianças, novas perspectivas para sua inserção social, por meio da área da recreação.
As atividades ocorrem toda sexta-feira no Ginásio Poliesportivo Adriano Galvão Pereira, nos turnos matutino e vespertino.




sexta-feira, 1 de abril de 2011

ARIBALDO REALIZA REUNIÃO DE PAIS E MESTRES COM A EJA


A reunião de pais é um importante instrumento de aproximação entre a família do aluno e a escola. Não é o único e tão pouco o mais importante dos instrumentos, mas pode ser fundamental para que os pais se aprimorem como educadores dos filhos e compartilhem com os professores e com outros pais, as dificuldades, desafios e soluções da educação.
A troca de experiências é fundamental. A parceria entre pais e escola, quando está afinada, pode contribuir para a formação cidadã dos alunos e solidificar a
construção dos conhecimentos estabelecendo um objetivo comum, em casa e na escola, de formar pessoas melhores para a sociedade.
Ao encontrarem dificuldades, há alguém na escola para conversar com eles, para tirar dúvidas sobre comportamento, atitudes; enfim, que podem pedir ajuda para a escola.
A reunião serve para divulgar tudo isso. Essa é a visão da equipe do Aribaldo.