Minha lista de blogs

segunda-feira, 28 de março de 2011

ASSIM É MAIS DIVERTIDO!!!

Horário preferido das crianças na escola, o recreio é uma das chances da molecada extravasar toda a energia acumulada durante as atividades em sala de aula. Apesar de ser um momento de sociabilização, o intervalo também é propício para a ocorrência de pequenos acidentes, como quedas, empurrões e arranhões, decorrentes das brincadeiras. 
O recreio dirigido leva o aprendizado também para o intervalo. A metodologia acaba trabalhando alguns valores, como o respeito de esperar a vez de cada um brincar, principalmente por ser um momento no qual as turmas se misturam.



“Agora quem pula corda não é atropelado por quem joga futebol”.

sexta-feira, 25 de março de 2011

TETO DE SALA DE AULA DESABA



A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana.

Nós que fazemos a Escola Municipal Dr. José Aribaldo de Carvalho lamentamos a circunstância acidental ocorrida neste dia 22/03 na Escola Municipal José Euzébio Fernandes Bezerra onde o teto de uma das salas de aula veio a desabar sobre os alunos e a professora. Contudo, graças a Deus, todos os feridos estão bem!

Em virtude deste incidente os alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA do Turno Noturno daquela escola serão transferidos temporariamente, para o Jardim Escola Brincando e Aprendendo e a Escola Municipal Dr. José Aribaldo de Carvalho. À partir desta segunda-feira dia 28/03 as aulas retornarão normalmente nestes locais.




sábado, 19 de março de 2011

EDUCADORES E CRIANÇAS NO COMBATE A DENGUE

Aprender sobre a dengue é essencial para combatê-la. Por isso é importante saber algumas informações sobre essa doença que todo ano preocupa os brasileiros. A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus, não é transmitida de pessoa para pessoa; o vetor é a fêmea do mosquito Aedes aegypti, que se infecta ao picar uma pessoa doente.
Para a dengue não existe tratamento específico. Assim que alguns sintomas forem diagnosticados, deve-se procurar imediatamente o serviço de saúde. As pessoas devem fazer repouso e beber muito liquído (inclusive soro caseiro).
É importante também conhecer os sintomas, a dengue é uma doença grave e pode matar. A febre é alta acompanhada de um ou mais sintomas como dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e nas juntas. A orientação é procurar imediatamente uma Unidade de Saúde. E se, depois do diagnóstico, aparecerem sintomas como dor na barriga ou vômito, o retorno para Unidade de Saúde tem que ser imediato.
Para combater a dengue é necessário que toda a comunidade participe. É importante que o tema seja abordado em sala de aula, para que os alunos divulguem as informações em casa e no bairro.

ATIVIDADES REALIZADAS

CONCURSO DE DESENHO


ATIVIDADES EM GRUPO







ALUNOS DO 5º ANO VÃO AO CINE CLUBE

OS ALUNOS DO 5º ANO  MATUTINO E VESPERTINO DA ESCOLA ARIBALDO PARTICIPARAM DE UMA SESSÃO EXTRAORDINÁRIA NO CINE CLUBE POTENGI NESTA SEXTA-FEIRA, A SESSÃO TEVE DIREITO A PIPOCA E A MUITO DEBATE. ESSA INICIATIVA É UMA PARCERIA DO PONTO DE CULTURA E DO CINE CLUBE POTENGI COM A ESCOLA.

ESCOLA ARIBALDO RECEBE NESTA SEGUNDA 21/03 COORDENADOR DE ENDEMIAS

A ESCOLA DR. JOSÉ ARIBALDO TRABALHANDO O PROJETO PREVENÇÃO A DENGUE RECEBERÁ NESTA SEGUNDA-FEIRA  21/03/2011  O COORDENADOR MUNICIPAL DE COMBATE ÀS ENDEMIAS TONY JUNTAMENTE COM OUTROS PROFISSIONAIS PARA CONVERSAR COM A CLASSE ESTUDANTIL DA REFERIDA ESCOLA SOBRE A DENGUE. A VISITA ACONTECERÁ NOS TURNOS MATUTINO ÁS 08H E NO TURNO VESPERTINO ÀS 14H.

quinta-feira, 17 de março de 2011

NOSSA VISÃO DE FUTURO


            Visualizamos a formação continuada dos professores, buscando através de parceria e gestão, responsabilidade nos serviços oferecidos, realizando um trabalho em equipe voltado para a excelência primando a inovação e a transparência no atendimento, privilegiando o desenvolvimento da aprendizagem para todos os atores da Instituição.

NOSSOS VALORES

              PARCERIA: Buscamos a ajuda de amigos da escola que disponibilizem, dentro de suas possibilidades de meios solidários e cooperativos para a efetivação do trabalho oferecido;
            RESPONSABILIDADE: Valorizamos nossos alunos oferecendo um ambiente agradável e organizado com a responsabilidade e compromisso de uma verdadeira educação de qualidade;
            TRANSPARENCIA: Orgulhamo-nos por ter uma comunicação aberta e honesta. Respeitamos a dignidade e os direitos de cada pessoa dentro e fora da escola.
            INOVAÇÃO: Buscamos e incentivamos formas apropriadas para a solução de problemas, e soluções inovadoras que frutifiquem em resultados para nossos clientes e resolvam nossos desafios organizacionais.
            TRABALHO EM EQUIPE: Desencadeamos um trabalho de equipe, comprometidos com a proposta pedagógica da escola e primamos pelas decisões consensuais.

MISSÃO DA ESCOLA


Nossa escola tem por missão contribuir para a melhoria das condições educacionais da população, garantindo através do trabalho em equipe, da transparência e da responsabilidade o acesso, a permanência e o sucesso dos alunos na escola, proporcionando à todos os nossos clientes e parceiros a possibilidade de cooperarem conosco num ambiente de inovação, criatividade e respeito pelo próximo.

ARIBALDO IMPLANTA CAIXA DE SUGESTÕES




VISANDO OFERECER QUALIDADE NOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA ESCOLA ARIBALDO, A EQUIPE PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA PROPÔS À COMUNIDADE ESCOLAR UMA CAIXINHA DE SUGESTÕES PARA QUE TODOS POSSAM ESTAR EXPONDO SUAS OPINIÕES, SUGESTÕES, CRÍTICAS E IDEIAS.

ESCOLA TRABALHA PROJETO DENGUE

Diante da ameaça que a dengue vem proporcionando a nossa população a escola Aribaldo está trabalhando em parceria com toda comunidade escolar o Projeto Prevenção a Dengue.
JUSTIFICATIVA

Tendo em vista os perigos que a dengue pode causar ao ser humano, a equipe educativa da Escola Municipal Dr. José Aribaldo de Carvalho resolveu trabalhar o Projeto Dengue no sentido de combater o mosquito Aedes Egypti, transmissor da doença. Envolvendo toda comunidade escolar conscientizando-a que é possível viver sem a dengue tomando todos os cuidados necessários e obedecendo as informações da equipe de saúde do município.
   
OBJETIVOS

• Esclarecer os alunos e a comunidade sobre os verdadeiros problemas causados pela dengue;
• Conscientizar a comunidade escolar e familiar de sua responsabilidade no combate e prevenção ao mosquito Aedes Egypti;
• Despertar no aluno o espírito combativo frente ao problema da dengue;
• Incentivar no aluno a participação coletiva como força de trabalho na fiscalização, prevenção e combate ao mosquito Aedes Egypti.

PROBLEMATIZAÇÃO
Como conscientizar os alunos sobre suas responsabilidades em relação ao combate e prevenção ao mosquito Aedes Egypti?

DESENVOLVIMENTO

Trabalhar em sala junto aos alunos, na produção de textos, murais, cartazes, maquetes, faixas, paródias, passeatas, dramatização, convidar profissionais da área de saúde para proferir palestra, visitas às casas ao entorno do estabelecimento de ensino..

ESTRATÉGIAS
• Palestras;
• Confecção de cartazes;
• Músicas;
• Reportagens;
• Dramatização;
·   visitas


RECURSOS UTILIZADOS
Textos informativos
  • Jornais
  • Revistas
  • Vídeos
  • Sucata
  • Passeatas
  • paródias
  • dramatização
  • Poesias e
·        Versos.
CONTÚDOS METODOLÓGICOS

Português:
Textos informativos; leitura compartilhada; relatos de casos já ocorridos no Município; pesquisas; entrevista; aula expositiva; confecção de painel; conceito.

Matemática:

Figuras e forma, números, situações problemas, quantidade, estatística, durabilidade do mosquito Aedes Egypti, cálculos mentais, as quatro operações, tabela de dados.

Ciências:

Reprodução, sintomas da doença, remédios apropriados, proliferação do mosquito, ciclo de vida,

História:

Origem do mosquito, tipos de dengue, porque o nome dengue? Ações comunitária no combate a dengue,

     Geografia

Meio ambiente, habitat natural, regiões afetadas,

Arte:

Confecção de um jornal mural com informações sobre a dengue, elaboração do informativo da escola com dados do projeto; Confecção de vasinhos antidengue; desenvolvimento de peças teatrais/fantoches; produção de paródias

AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá durante a execução das atividades propostas, através da observação da participação, interesse e aprendizado coletivo.

Paródia sobre a dengue
É uma música para ser cantada com as crianças e fazer gestos simbólicos.

Ritmos-Pelados em Santos (Mamonas Assassinas)

“Dengue você não está com nada
Seus criadouros são muitos
Nós iremos lutar!
Você não vai agüentar

Muita coisa aprendi
E irei divulgar
Pra que muitos saibam
Como te exterminar
Pois você é um mosquito/
Muito intrometido,
Deixou muitos doentes, mas não lutamos sozinhos.

A gente é caçador ... ai, ai, ai!
Nos pneus você não pode ficar
Nesse .... ai, ai, ai!
Nem nos vasos você não vai se instalar
A gente... ai, ai, ai!
Porque nós, de hoje em diante não vamos deixar.

Porque a saúde é linda
Muito mais do que linda
Viva a saúde!
“Viva, então”

Música original
Mina

Seus cabelos é "da hora",
Seu corpo é um violão,
Meu docinho de coco,
Tá me deixando louco.

Minha Brasília amarela
Tá de portas abertas,
Pra mode a gente se amar,
Pelados em Santos.

Pois você minha "Pitchula",
Me deixa legalzão,
Não me sinto sozinho,
Você é meu chuchuzinho!

Music is very good! (Oxente ai, ai, ai!)

Mas comigo ela não quer se casar, Na Brasília amarela com roda gaúcha, ela não quer entrar.
Feijão com jabá, a desgraçada não quer compartilhar.


Mas ela é linda,
Muito mais do que linda,
Very, very beautiful!
Você me deixa doidão!!!
Meu docinho de coco!
Music is very porreta! (Oxente Paraguai!)

Pro Paraguai ela não quis viajar,
Comprei um Reebok e uma calça Fiorucci, ela não quer usar.
Eu não sei o que faço pra essa mulher eu conquistar.

Por que ela é linda,
Muito mais do que linda,
Very, very beautiful!
Você me deixa doidão!!!
Meu chuchuzinho!

 
PREVENÇÃO À DENGUE NA ESCOLA
Sugestões:
ESTRATÉGIAS:
1 – Sensibilização da direção da escola e professores através de reunião/palestra
sobre dengue;
2 – Utilização dos diversos espaços internos da escola para divulgação de
mensagens sobre dengue:
a) Mural ou  quadro de avisos: colocar cartazes ,  notícias de revistas e jornais
b) Sistema de som; utilizar o jingle da campanha ou outras formas de divulgação;
c) Site da escola: colocar informações básicas, destacando as medidas preventivas;
d) Lembretes a serem colocados nos sanitários: Quando utilizar o vaso sanitário, não
esqueça de fechar a tampa;
3 – Ações desenvolvidas junto aos alunos:
a)Apresentar uma aula especial  com informações básicas sobre dengue e debater a
importância da comunidade na prevenção;
b) Desenvolver temas em redações;
c)Organizar várias brincadeiras onde o Aedes aegypti – mosquito da dengue - é o vilão;
d) Organizar passeatas e gincanas;
e) Utilizar figuras (desenhos)  com relação aos criadouros do mosquito e as medidas de
prevenção;
f) O professor passar  aos alunos o desenho do mosquito para que eles possam pintar,
recortar, montar e colar.
g) Estimular os alunos a recortarem matérias de jornais e revistas, para a atualização do
mural do colégio;
h) Utilização de peça teatral destacando a importância do combate aos criadouros do
mosquito e o papel da comunidade.
i) Solicitar ao aluno que procure identificar na sua casa ou na rua onde mora, possíveis
criadouros do mosquito da Dengue.


O CAÇADOR DE MOSQUITOS

                                          -Um alerta contra a Dengue –
Sinopse

Um mosquito chamado Aedes, ronda a pracinha onde crianças brincam. Tal qual as
bruxas dos contos de fadas, ela está à caça de novas vítimas para suas trapaças. Sua
intenção é conseguir algumas gotas de sangue para procriar sua espécie.
Por outro lado, Paulinho, uma das crianças, é um garoto inteligente e estudioso que
adora se divertir com os amigos. No entanto, está sempre atento para as coisas que
aprendeu na escola, por isso toma muito cuidado com a higiene pessoal e está sempre
virando pneus e latinhas de boca para baixo para evitar acúmulos de água, pois sabe que
é ali que se formam os criadouros dos mosquitos transmissores da dengue.
Um certo dia ele estava caçando mosquitos e encontrou-se com seu amigo Tico que
achou muito engraçada aquela atitude. Foi quando Paulinho explicou que naquela
região havia sido detectado um foco do mosquito da dengue e que, alguma coisa tinha
que ser feita. A principio seu amigo não entendeu como que um mosquitinho poderia
causar tantos problemas, apesar de suas explicações.
Num belo dia eles convidaram a Juju para brincar na pracinha e foi aí que o mosquito da
dengue atacou. A pobre Juju ficou doente e se não fosse a pronta intervenção de seus
pais, ela poderia ter morrido.


ARIBALDO RECEBE PROJETO BAÚ DO SABER

A escola Dr. José Aribaldo de Carvalho, recebeu nesta semana o Projeto baú do saber, promovido pela Biblioteca Pública Pedro Pereira de Araújo em parceria com as escolas municipais. O objetivo do projeto é incentivar nos alunos o gosto pela leitura.Durante uma semana cada turma irá receber o baú e trabalhará as obras literárias contidas no referido baú. O lançamento oficial do projeto será nesta sexta-feira em cada turno.






domingo, 6 de março de 2011

CARNAVAL DO ARIBALDO



A Escola Municipal Dr. José Aribaldo de Cravalho, promoveu o "Caranaval do Aribaldo" para os alunos do Ensino Fundamental nesta sexta-feira dia 04/03/2011.O caranaval contou com a participação da Gamela Orquestra Frevo - do Ponto de cultura de nossa cidade, que animou a festa dos alunos tanto no turno matutino como no vespertino. os alunos se divertiram bastante além de confeccionarem suas máscaras, paródias e muito mais...

PARÓDIA DA AMIZADE
RITMO: TÔ RINDO A TOA/ FALAMANSA


ESTOU NA BOA NA ESCOLA DE NOVO
DAQUI NÃO SAIO DAQUI NÃO ME MOVO.
TENHO CERTEZA ESSE É O MEU LUGAR A...
ESTOU NA BOA, ESTOU FAZENDO AMIGOS.
JÁ NÃO PERGUNTO SE ISSO TUDO É CERTO
USO ESSE TEMPO PRA RECOMEÇAR MAIS AMIZADE

DOEU, DOEU, E AGORA NÃO DOI, NÃO DOI, NÃO DOI.
CHOREI, CHOREI E AGORA NÃO CHORO MAIS.
TODA AMIZADE QUE TENHO É MOTIVO PRA COMEMORAR.
POIS SE NÃO TIVESSE AMIZADE ASSIM,
NÃO TERIA RAZÃO PRA CANTAR

HÁ, HÁ, HÁ, HÁ, HÁ
MAIS EU TÔ RINDO ATOA
NÃO É QUE A VIDA ESTEJA ASSIM TÃO BOA
MAS UMA AMIZADE AJUDA MELHORAR A...

COM UMA AMIZADE ASSIM PARECE QUE O TEMPO VOA
QUANTO MAIS TEMPO, MAIS BONITO SOA.
EU AGRADEÇO POR SER MEU AMIGO.

LA, LAIA, LAIA, LAIA.



JULIANA 2011.


PARÓDIA DE CARNAVAL
RITMO: AS ÁGUAS.


A MAIOR FESTA VAI ROLAR
É O CARNAVAL QUE ESTAR A COMEÇAR
A NOSSA ESCOLA COM MUITA ALEGRIA
ESTÁ QUI, PARA ALEGRAR.
VAMOS TODOS PULAR

AMAIOR FESTA VAI ROLAR
A JUVENTUDE ESTÁ QUI PARA BRINCAR
SEM VIOLÊNCIA E COM BOA EDUCAÇÃO
COM MUITA PAZ NO CORAÇÃO.
VAMOS TODOS PULAR.

MUITA ALEGRIA QUEREMOS PROMOVER
SEM GRAVIDEZ E TAMBEM DST,s
SEM AIDS, SEM VIOLÊNCIA E DROGAS.
É BOM PRA MIM E PRA VOCÊ



JULIANA/ 2011.

PRIMEIRA SEMANA DE AULAS

A Escola Dr. José Aribaldo de Carvalho recebeu seus alunos do ano de 2011com o sentimento de acolhida e gratidão pela confiança depositada na escola. Fruto do projeto "Sejam bem vindos a nossa escola" desenvoldidos pelos educadores durante a semana pedagógica. A culminância do projeto será a pintura do muro da frente da escola com as atividades desenvolvidas pelos alunos.


ARIBALDO RECEBE CARTEIRAS NOVAS



A Secretaria de Educação de São Tomé recebeu novas carteiras escolares conveniadas com o
Ministério da Educação, por meio do programa Mobiliário Escolar.
Conforme o contrato assinado com a Empresa NASA, serão adquiridas 600 carteiras, com as seguintes referências, em relação aos alunos:

*  A composição do mobiliário é a seguinte:

a) 180 conjuntos para alunos com altura entre 1,19 e 1,42m; no valor de R$ 23.940,00. 

b) 617 conjuntos para alunos com altura entre 1,33 e 1,59m; no valor de 83.295,00. 

c) 117 conjuntos para alunos com altura entre 1,59 e 1,88m; no valor de 15.912,00. 
d) 33 conjuntos composto por mesa e cadeira para professor; no valor de 7.920,00. 

e) 16 mesas para alunos portadores de necessidades especiais; no valor de 2.096,00. 

Entre as escolas contemoladas com essa iniciativa encontra-se a Escola Municipal Dr. José Aribaldo de Carvalho. Essa iniciativa vem proporcionar mais conforto para nossas crianças.

PROJETO SEJAM BEM VINDOS A NOSSA ESCOLA

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO TOMÉ

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DO DESPORTO

ESCOLA MUNICIPAL Dr. JOSÉ ARIBALDO DE CARVALHO

Ensino Fundamental I e Educação de Jovens e Adultos
Rua: Padre Ramiro Varela, s/n - Centro – São Tomé / RN.




Projeto Sejam Bem Vindos a Nossa Escola








Coordenação Pedagógica

José Alcivan da Silva
Suanny Maiza Bezerra Furtado
João Batista da Silva
Maria das Graças

Tempo: Duração/ 01 semana

APRESENTAÇÃO
O  “Projeto sejam bem vindos a nossa escola”  tem como um dos seus vários objetivos proporcionar  ao educando, como também ao professor a liberdade de dizer quem ele é, isso significa soma para o professor, pois é nesse momento que ele poderá identificar o comportamento, a família e do que a criança gosta de fazer.
Damos também ao aluno autonomia, pois em uma sala de aula nova, com pessoas que não conhecemos não há nada melhor do que falar de nós mesmos, isso traz para sala de aula um ambiente integrador e confiável, dá a criança o sentido de que a escola será sempre melhor se ela estivar nela.

Objetivo Geral:
Desenvolver a autonomia do aluno, oportunizando-o a vivência em um espaço acolhedor;

Objetivos específicos:
- Desenvolver a socialização e amizade no âmbito escolar;
- Integrar a criança ao ambiente escolar;
- Desenvolver atividades lúdicas que envolvam habilidades motoras, físicas e afetivas; dentre elas a pintura da fachada da escola;
-Promover a integração dos professores;

Atividades possíveis a serem aplicadas:
1º dia de aula:
ü     Receber todas as crianças com um belo sorriso, um mimo;
Iniciar o primeiro dia de aula com uma roda, nesse momento faça um questionário perguntando o nome, a idade, o que fizeram nas férias, quais os desenhos assistiram;
ü     Após a roda faça atividades manuais, fazer um crachá para cada criança e disponha sobre a mesa de cada uma delas, faça uma para o professor também, para mostrar que o professor não é tão diferente assim.
ü     Após isso faça atividades de pintura, peça para as crianças colocar no papel o que elas viram nas férias; bem como o que elas acham da escola e se elas fossem fazer um desenho que representasse a escola para elas, que desenho seria esse? E depois chame uma por uma para que elas digam o que foi feito. Coloque essas atividades visíveis na entrada da sala.
ü     Depois do intervalo faça a dinâmica do espelho:
Pegue uma caixa decorada e dentro um espelho, mostre aos alunos e diga o quanto eles são especiais, e que dentro da caixa tem a foto da pessoa mais especial da sala, que é uma pessoa linda, inteligente e que a enche de orgulho.
ü     Chame um aluno por vez e mostre em segredo quem está dentro da caixa, a criança verá sua imagem refletida no espelho.
ü     Ao final do dia peça para cada aluno trazer para casa uma foto de sua família, os que não poderem trazer pode desenhá-las.
ü     Termine o primeiro dia de aula com brincadeira e músicas

2º Dia de aula
ü     No segundo dia de aula aparece sempre uma nova criança que não pode comparecer ao primeiro dia de aula por um motivo ou outro, então inicie as aulas com novas de atividades de identidade, se apresente e apresente as crianças ao novo ciclo de amigos.
ü     faça um passeio dentro da escola para criança poder se familiarizar com o ambiente escolar, mostre a elas como funciona a escola,o laboratório de informática, a biblioteca, como é feita a merenda, quem faz, quem faz parte da direção, as salas de aulas, os banheiros, nesse momento aproveite para iniciar noções de higiene, bem como é o recreio da escola.
ü     Após o passeio faça atividades com escrita ou pintura e peça as crianças para fazerem um desenho da escola e do que mais gostou de conhecer. O professor poderá também trabalhar atividades sobre a conservação da limpeza da escola/ambiente escolar, ou seja incentivá-los a não degradar a estrutura física da escola.

3º Dia de aula:
ü     No terceiro dias os alunos já estão bem entrosados e querendo se conhecer melhor, faça atividades em grupo, pode ser em duplas e peça para que cada aluno desenhe um ao outro, nesse momento fale sobre o respeito as diferenças, que ninguém é igual e nem mesmo tão diferente assim, portanto cuidado nos desenhos para não servir de agressão.
ü     Trabalhe a auto estima dos seus alunos, leve textos, livros de contos, revistas jornais, faça atividades que envolva o diálogo dentro da sala de aula.
ü     Ao final do dia pergunte aos alunos que história eles mais gostam de ouvir, peça um desenho, ou um texto sobre esse tema.
faça um sorteio e tire dois nomes, o aluno que for escolhido poderá trazer para o dia seguinte o livro de história para mostras aos seus amigos, se preferir pode pegar um livro da biblioteca.

4º Dia de aula:
ü     No quarto dia de aula as crianças estão se adaptando a rotina da escola e do professor, trabalhe agora com atividades escritas, recorte e colagens.
ü     Trabalhe interpretação de texto com temas que tratam das férias e da identidade da criança. Converse bastante, o diálogo é fundamental e estimula a interação com os alunos. Comente com eles que a turma vai selecionar um desenho que represente para ela o que é o ambiente escolar e que tipo de desenho eles desejariam que estivesse estampado no muro da escola como forma de acolhimento.

5º Dia de aula:
ü     No quinto dia as crianças estão eufóricas, ainda mais com a idéia de pintar um muro com seus próprios desenhos, aproveite essa atividade em sala de aula para trabalhar noções de matemática. Sugiro que o professor fala da pintura que fez na tela como forma de demonstrar que também participou de uma atividade semehante, onde na pintura ele expressa todo sentimento de acolida.Use a sua imaginação, o que não pode acontecer é a criança não ter o que fazer, assim ela não aprende mesmo!

Dicas: Trabalhe a rotina: Fazer oração, dar bom dia, lavar as mãos antes de merendar, como está o dia hoje, a rotina será melhor adaptada se começarmos o quanto antes.

METODOLOGIA
Consiste em Promover a interação entre comunidade escolar : pais, professores, alunos, gestão e demais funcionários da escola.
 Para colocação deste projeto na prática, será elaborado de início ( por Professores e Coordenadores) um cronograma de atividades semanal, onde os alunos sejam envolvidos colaborando com  tais atividades. Fazendo isso, a escola estará criando espaços para a participação dos educandos ,e sua participação  na rotina escolar.
                       
   AVALIAÇÃO
            Como em cada ação que realizamos no nosso dia-a-dia fazemos de forma informal uma avaliação, nos  projetos pedagógicos, não poderiam ser diferentes, de modo que o mesmo será avaliado a cada aula  por cada professora, além dos educandos que a cada atividade oralmente farão sua avaliações espontâneas. 
Ainda avaliaremos se os objetivos propostos foram conquistados e se aconteceu realmente integração na escola. É importante que todas as aividades sejam registradas com: fotos, murais, cadernos e etc.

  CONCLUSÃO

Se a escola cria espaços para a participação dos alunos, favorecendo uma relação de confiança dos mesmos com a escola, que  vai se refletir no desenvolvimento físico, intelectual e emocional das crianças, deste modo a escola passa a cumprir na sua totalidade seu papel de instituição transmissora, não só dos saberes formal mas também, dos saberes informais repassados  na escola. Esperamos que haja êxito  neste projeto, que o mesmo seja  realmente uma parceria de sucesso.

BOA SORTE!